top of page

10 jogos indispensáveis para quem ama História

O objetivo principal desse post é referenciar jogos que são indispensáveis para quem ama história, sejam historiadores, professores, estudantes ou memorialistas. Para quem, assim como eu, deu os primeiros passos nos domínios de Clio através de jogos aqui vai uma lista.

Dois critérios foram estabelecidos para a criação dessa lista:

I. A plataforma preferida foi o PC;

II. Jogos que abordam mitologia foram excluídos, mesmo que possuam um pano de fundo histórico. Ou seja, sem Age of Mythology ou God of War... A única exceção é Apotheon.

Segue a lista:

10 - Praetorians (2003)

Lançado originalmente em 2003, trata-se de um jogo de estratégia onde você poderia controlar três tipos de exércitos: romanos, gauleses e egípcios. A característica principal do jogo era a estratégia, ou seja, esqueça aquela fórmula comum em outros jogos "maior número de soldados significa vitória". Quem nunca imaginou comandar suas tropas para realizarem a "formação tartaruga"? Então, em Praetorians isso é possível.

9 - Battlefield 1942 (2002)

Quem não ama FPS? É uma missão bem difícil escolher apenas um jogo desse estilo, então por que eu escolhi Battlefield no lugar de Call of Duty ou Medal of Honor? Bom, porque os combates multiplayer com aviões e tanques no campo de batalha eram memoráveis. Além disso, o jogo dava a possibilidade de você controlar tropas aliadas para destruir a SS ou controlar o eixo pilotando Panzers ou um BF 109 da Luftwaffe.

8 - Apotheon (2015)

Apotheon é um jogo de ação/plataforma que chama atenção, principalmente, pelos gráficos utilizados. Tendo como base as black-figure pottery [cerâmica de figura negra] da Grécia Antiga o jogo nos transporta para uma viagem pela mitologia grega, combatendo deuses e adquirindo armas e poderes, e de quebra, possui passagens de clássicos gregos como a Odisséia.

7 - Commandos (série, 1998)

A Segunda Guerra Mundial é um campo cheio para jogos¹, então foram produzidos diversos jogos que retratam esse período. Um clássico é a série Commandos, contrariando a maioria dos jogos da época, o fogo do jogo é a estratégia, onde você controla um grupo de especialistas, cada um com uma finalidade definida, para missões de espionagem e sabotagem do III Reich.

A série conta com 3 jogos e uma expansão:

Commandos: Behind Enemy Lines, (1998)

Expansion - Commandos: Beyond the Call of Duty (1999)

Commandos 2: Men of Courage (2001)

Commandos 3: Destination Berlin (2008)

6 - Knights of Honor (2004)

Knights of Honor é uma pérola, um jogo que aborda diversos aspectos do período medieval, cruzadas, casamentos entre nobres, individualidades culturais, domínio religioso, ascensão e queda de impérios, são só alguns aspectos que posso citar. O aspecto religioso é ressaltado no jogo, dando a possibilidade de controlar reinos católicos, ortodoxos, islâmicos ou pagãos.

5 - Empire Earth (2001)

Seguindo o modelo adotado por Age of Empires, Empire Earth dava a possibilidade do jogador controlar determinadas civilizações e fazerem avançar ao longo do tempo. Iniciando com um grupo de caçadores e coletores que tornavam-se nômades e a partir daí adquiriam novas técnicas e habilidades para dominar o território e outras civilizações. Sem falar que a série serviu de modelo para outros jogos como Rise of Nations (2003)

4 - Valiant Hearts (2014)

Valiant Hearts não é um jogo de guerra, é um jogo sobre a Grande Guerra. Lançado no centenário da Primeira Guerra Mundial, o jogo coloca a perspectiva de pessoas comuns que foram convocadas (ou alistaram-se voluntariamente) no conflito, sem exaltar feitos memoráveis - como é comum em jogos de guerra. Valiant Hearts faz pensar e emociona. É uma obra de arte.

3 - Total War (série, 2000)

A série Total War é extremamente rica em títulos, passeando pelo período romano, a idade média, o Japão feudal, as guerras napoleônicas, enfim... Cada jogo é abordado um período histórico específico. É um jogo de estratégia mas que não se resume ao controle de tropas no campo de batalha. Diversos aspectos da administração são colocadas em jogo, como pagamento das tropas, impostos, possibilidades de revoltas, dentre outros.

2 - Age of Empires (série, 1997)

O jogo que me ensinou História, assim eu poderia resumir Age of Empires. Um clássico da estratégia, que moldou o estilo do jogo e serviu de inspiração para outras franquias que adotaram o modelo de "evolução por idades". A primeira série era baseada na Antiguidade, com civilizações da crescente fértil (assírios, sumérios, babilônios), asiáticas, gregos e egípcios. (A primeira expansão acrescentou o império romano).

A segunda versão do jogo foca no período medieval, com francos, bretões, celtas, teutônicos, bizantinos, turcos entre outros. Também teve uma expansão que contou com civilizações da mesoamericanas. Seu último lançamento aborda a expansão ultra marina europeia, dando ao jogador a possibilidade de controlar as potências europeias, conquistando e colonizando outros povos ou, em um choque de civilizações, resistir e comercializar com os invasores estrangeiros.

1 - Civilization (série, 1991)

Um primeiro lugar merecido. A série Civilization é fruto do gênio Sid Meier, tendo seu primeiro jogo lançado em 1991. Como é de se imaginar pelo título, o objetivo do jogo é controlar determinada povo e fazê-lo se adaptar as mudanças espaço-temporais, desenvolvendo novas técnicas e evoluindo a cada etapa. É interessante que o jogo começa com o desenvolvimento da agricultura, tornando a experiência humana, e as técnicas desenvolvidas ao longo do tempo, possíveis de serem adquiridas por cada jogador.

Civilization já está no seu 6º título, lançado em 2016. E a cada lançamento são acrescentadas novos povos, líderes, descobertas, técnicas, monumentos, enfim... É O jogo que qualquer pessoa que gosta de História deve conhecer.

 

Então leitor, o que você acha? Concorda com essa lista? Achou que algum jogo foi esquecido? Opine!

¹ LIMA, Hezrom Vieira Costa. O Historiador e os Jogos Digitais. (Artigo) In: História em Jogo. Disponível em: http://www.hezromvieira.wixsite.com/historiaemjogo. Publicado em: 7 jan. 2018. Acesso: 17 jan. 2018.

 

LIMA, Hezrom Vieira Costa. 10 jogos indispensáveis para quem ama História. (Artigo) In: História em Jogo. Disponível em: http://www.hezromvieira.wixsite.com/historiaemjogo. Publicado em: 17 jan. 2018. Acesso: [informar a data do acesso].

bottom of page